Pular para o conteúdo principal

O Poder do Silêncio nas Relações Amorosas


            O silêncio muitas vezes pode ser sinônimo de sabedoria, sendo assim utilizado para evitar conflitos com pessoas chatas e incompreensivas, porém muitas vezes aquele que silencia nem sempre é o sábio, mas sim o vilão, o narcisista, o mentiroso ou até mesmo o neutro.

    A neutralidade que acompanha intimamente o silêncio torna as relações superficiais, repleta de lacunas que jamais conseguem ser preenchidas, pois aquele que silencia não quer os sentimentos íntimos revelados e o que grita é visto como desequilibrado ou abusivo. Todos temos direito a silenciar algumas vezes na vida. Ah! Eu também já silenciei. 
Já silenciei quando o assunto não me dizia respeito, ou quando eu sabia que mesmo que o conteúdo fosse de minha competência o que eu falasse não iria ser aceito. Devo gastar vela com defunto ruim? Tô fora!

    Silenciar significa ter uma faca de dois gumes em mãos ou uma arma engatilhada, cujo este na boca do sábio constrói e na do tolo destrói. O método do silêncio em certas ocasiões pode destruir relações por estas necessitarem de um diálogo, que muitas vezes pode ser a chave do conflito. Logicamente você não irá dialogar com uma mulher em TPM, opte por comprar-lhe chocolates e x-tudo com refrigerante, e também não dialogará com um homem numa final de campeonato de futebol, certamente essa atitude implicaria em um "Cai fora!". 

    Algumas relações acompanham o narcisismo, relações tóxicas com pessoas manipuladoras e controladoras que utilizam deste método para torturar psicologicamente o seu parceiro, deixando-o desnorteado por não encontrar as respostas adequadas para diversas situações e que muitas vezes são simples, como por exemplo "Onde você estava?", pois aquele que controla jamais te permitirá estar no controle.

    Reforço aqui, que se você é daquele tipo que adora dialogar, como a pessoa que vos escreve este texto, corra para os pés "baterem na bunda" de pessoas que utilizam o silêncio como pretexto para qualquer situação, pois aquele que muito se omite, certamente tem algo a esconder e as atitudes descrevem bem a personalidade de cada ser.

                                                (Yara Morais)


                                           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aventura

Numa noite de inverno, te encontrei. Meu vazio preenchido por alguns sorrisos, Que me tiraste dos lábios. Sua voz serena a falar coisas envolventes. Seus braços firmes em meu corpo, Impediram que eu fugisse. Sucumbi com um beijo repentino. Indefesa, vi um aventureiro em busca de uma vida sem correntes. Com você, esqueci-me de tudo o que havia feito E do que deveria fazer. Subvertí. Esperava que não fosse a última vez, Que pude beijar a tua boca e admirar teu sorriso. Seguí...                                              (Yara Morais)

Amor Platônico

De tanto vagar neste mundo insano, eu me perdi te procurando. Te encontrei no horizonte dos amantes inesperados. Alma gêmea que por tantas vidas esperava. Na distância dos corpos estávamos  unidos pelos nossos corações. Que na esperança do reencontro fizeram-se um. Vejo-me numa dimensão platônica; Esperando para que me resgate deste mar de sonhos. E assim viva-os comigo.                                                                                                                    (Yara Morais)

Retrato da Solidão

Olho pela minha janela e vejo árvores e pássaros; Pássaros com um canto melancólico Sobre os galhos secos de uma árvore. Árvore que nunca deu frutos E que está morrendo aos poucos. Olho pela minha janela E vejo o retrato da minha solidão. Escondo-me em um mundo Que eu mesma criei. Sinto-me inútil! Meu consolo: existem milhões de pessoas como eu. Tento sair deste "buraco", mas não consigo! Estou presa aos meus pecados... Minha janela é meu porta retrato. Estou velha, sozinha. Vejo o mundo através da mesma janela... A árvore passou a dar frutos, os pássaros cantam felizes. Talvez seja meu último dia de vida. Minha mente foi minha destruição. Esse é o retrato da minha solidão.                                             (Yara Morais)